Grandes sobreviventes do meu Brasil, a espera foi longa mas finalmente conhecemos P... err... o Governador! Espero que todos tenham gostado de sua breve apresentação e vamos à review da semana!
[Atenção: o texto a seguir possui spoilers. Caso não queira saber o que acontece e/ou não tenha assistido o episódio, pare aqui mesmo].
Nos primeiros episódios, a maior parte das cenas teve como palco principal a prisão onde Rick e suas ovelhas estão "morando". Dessa vez, mudamos para um lugar (talvez) não muito distante: Woodbury.
Duas picapes se chegam perto do helicóptero. De lá, saem pessoas que matam os zumbis que se próximos do local. Entre eles está ninguém menos do que o Governador (!!!). Ele ainda mata um dos homens (partido ao meio) que estava se tornando um zumbi. Os dois errantes que acompanhavam Michonne estavam amarrados em uma árvore ao lado e, em determinado momento, se agitam e começam a fazer muito barulho. Sem hesitar, ela corta a cabeça dos dois mas foi tarde demais. Elas são surpreendidas por Merle (Finalmente ele voltou!) que acaba as rendendo e reconhece Andrea que, ao vê-lo, acaba desmaiando.
As duas são levadas à Woodbury e tratadas pela médica local. Merle entra na sala e eles conversam sobre suas atuais situações. Ela fala sobre ter se separado do grupo, sobre Rick e Daryl terem voltado ao telhado onde ele foi deixado, sobre a morte de sua irmã, etc. Michonne não escondia a desconfiança e pergunta sobre suas armas assim que o Governador entra na sala. Nesse ponto, as duas ainda descobrem sobre a zumbificação que todos estão sujeitos após a morte e ouvem do homem que não são prisioneiras, mas convidadas: "Bem vindas à Woodbury!" ele diz ao abrir a porta que leva à rua, mostrando um local tranquilo.
Uma barricada é feita na entrada da cidade e homens ficam de guarda matando todos os zumbis que se aproximam. O Governador diz que isso serve para manter as pessoas seguras e Andrea pergunta se essa é uma cidade fantasma pois não viu ninguém. O homem só as leva para seu quarto onde tem camas, comida e água quente.
Na manhã seguinte elas são guiadas por uma moradora e descobrem que lá dentro as pessoas tem até empregos e vivem bem, embora tenham toque de recolher antes do anoitecer: apagam as luzes para não chamar atenção de uma horda (coisa que não acontece há um mês). Enquanto isso, o Governador conversa com o único sobrevivente do helicóptero e descobre que estavam fugindo pois sofreram um ataque em sua base. Além disso, descobre que existem outros soldados na estrada à sua espera e pede a localização deles para que possa escoltá-los em segurança.
Saindo, o Governador vai a um local sem movimento e entra por uma porta. Ali está mais um personagem estreante: Milton!
O cara trabalha em um laboratório/masmorra/sala do Jigsaw ou seja lá o que for aquilo. O Governador encontra Merle lá dentro também, descobre que Andrea fazia parte de seu grupo, então pede que ele continue a falar com a loira e consiga informações.
Milton tem a atenção do Governador e começa a passar o resultado de sua pesquisa: Os zumbis que andavam com a Michonne tiveram seus braços e mandíbula arrancados para que não pudessem atacá-la. Com o tempo e sem poder se alimentar, eles perdem o interesse em comer. Além disso, servem como repelentes a outros zumbis... Isso acontece pois errantes pensam estar apenas na presença de outros mortos-vivos. De alguma forma, são suposições do "cientista" e é como o Governador diz: "De que adianta isso? (...) Mais perguntas, mais teorias, nenhuma resposta".
Milton pede pra conversar com as duas novatas para descobrir mais sobre os zumbis... O Governador rejeita, diz que Merle deverá fazer isso e é questionado mas acaba cedendo ao pedido, levando o cientista para tomar café da manhã com as duas.
O líder se mostra interessado pela força da dupla de ter sobrevivido sem ajuda por oito meses e vai levando a conversa enquanto Michonne fixa o olhar na arma que está exposta em uma estante. Milton questiona a espadachim sobre quem eram os "acorrentados", se ela os conhecia, como os controlava e a única resposta que recebe é um olhar que mistura ódio e espanto. O clima é cortado por um pedido do Governador e Andrea dá sequência perguntando a ele se a cidade aguentaria um possível ataque de mortos-vivos e se não poderia acontecer o mesmo que na base dos soldados (local seguro, carregado de armas e devastado pelos zumbis). Ele responde que aguentaria, que lá dentro as coisas são diferentes, todos estão dispostos a se sacrificar pela comunidade. Por fim, o homem é chamado e tem que interromper o café.
Michonne tenta mais uma vez saber onde estão suas armas e tem o pedido negado. Fora dali, ela expressa toda sua desconfiança com relação ao Governador para Andrea e é cobrada pela loira por não ter contado nada a ela sobre sua vida ou sobre quem são os zumbis que as protegeram durante meses. "Você sabe o suficiente" responde a espadachim.
"Mais de trinta minutos de episódio e nada de aparecer aquele Governador mal e impiedoso que tanto falaram..." Essa deve ser uma pergunta que surgiu na cabeça de todos. Bom, acho que tivemos uma pequena amostra do que ele é capaz a partir daí.
Na estrada, os soldados estavam mesmo onde o Tenente Wells (único sobrevivente do helicóptero) disse. O Governador se aproxima deles com o braço para fora do carro segurando um pano branco. Todos se colocam em posição e apontam a arma para o carro. Ao se identificar e dizer que estava com o companheiro deles, os homens baixam a guarda. Trilha sonora e clima tranquilo entre eles. Muito bonito isso, certo? ERRADO. O Governador se aproveita, mata o primeiro e é seguido por seus capangas (incluindo Merle). No final das contas, o que ele queria era pegar os veículos, munição, suprimentos médicos e comida.
De volta à cidade, o homem faz um discurso mentiroso sobre os soldados que ele saiu para resgatar e diz ter chegado tarde demais pois os "bichos" já haviam passado por lá. Ao fim, Andrea caminha junto dele e tem um diálogo rápido, engraçado e, ao mesmo tempo, interessante:
Andrea: Qual seu verdadeiro nome?
Governador: Eu nunca conto.
Andrea: Nunca diga "nunca"
O Governador sorri, se aproxima, depois fecha a cara e diz: "Nunca"
Bem, da forma que ele fala, acho que Andrea não voltará a questioná-lo sobre isso.
Eis que se aproximam os minutos finais do episódio e já esperamos alguma coisa acontecer para que fiquemos curiosos para a próxima semana:
O Governador está em sua casa à noite com um copo na mão e olhando para fora. Ele fecha a persiana, passa pelo quarto onde a mulher que, no começo guiou Andrea e Michonne está dormindo, para em frente a uma porta e ao lado de um quadro onde está a foto dele com sua esposa e filha, pega as chaves que estão presas em seu pescoço e abre a porta. Ao entrar, ele senta na poltrona que está ali e passa a observar um aquário com várias cabeças (inclusive a de Wells e dos zumbis de Michonne). Fim~
Não tivemos muita ação nesse episódio mas valeu por ter conhecido o vilão mais temido da série (pelo menos na história original dos quadrinhos) e por termos visto a volta de Merle. Será que Andrea e Michonne estão mais seguras dentro de Woodbury do que fora? Só o tempo (ou o resto da temporada) dirá. A única coisa que espero é muita ação até o final!
Para mais informações sobre o episódio 3x04 "Killer Within", acompanhe o blog e curta nossa página no Facebook. Até a próxima!