American Horror Story: Entrevista de Ryan Murphy sobre o episódio 9
Esta semana foi ao ar o ultimo episódio de 2012 e tivemos várias reviravoltas. Tivemos o retorno de Dylan McDermott e também de Pepper. Lana revelou que estava grávida. Entretanto Kit e o Monsenhor estão em risco de morrer no final do episódio.
W: A cena inicial é genial porque não só faz homenagem à personagem de Dylan na primeira temporada, o terapeuta Ben Harmon, como também tem Brooke Smith de The Silence of the Lambs. Penso que tenha sido tudo planeado?
Ryan Murphy: Na verdade, foi um estranho acidente. Nós escrevemos essa cena e ainda não tínhamos contratado Dylan. Dylan e eu tínhamos estado a falar e ele queria voltar e eu queria que ele voltasse. Então depois de termos escrito essa cena, eu disse, “Será que o Dylan não poderia fazer este papel? Ele não se parece com o Zach e a Sarah?” E nós juntamos algumas fotos na sala. Nós escrevemos uma cena e eu ofereci-lhe por isso foi um acidente feliz. E depois Brooke Smith fez a audição e isso foi um feliz acidente. Acho que resultou numa estranha homenagem para muitas coisas mas foi tudo por acidente.
É a Teresa (Jenna Dewan-Tatum) que morre no flashback?
Sim
Eu gostei deste episódio porque tinha alguns sustos mas humor real com Lily Rabe e Ian McShane.
Eu adoro o que a Lily tem feito esta temporada porque eu acho que ela percebe a comédia obscura disto. Ela não tem medo. Ela não está a interpretar uma pessoa possuída como nos filmes ou televisão. Eu acho que o Diabo se deleita com o que o Diabo faz.
Ian adora fazer de psicopata. Ele adora desde o momento em que ele leu a cena inicial. Eu adoro o baptismo com Joe Fiennes. E adoro aquela ultima imagem com o que Ian fez com Joe Fiennes. Nós não vamos voltar ao Ian pessoalmente mas mais para o fim da temporada vamos descobrir o que ele fez depois de escapar. Bem, ele fez uma coisa bem marota que vamos falar numa forma divertida.
Então estou a assumir que quando voltarmos em Janeiro, vamos descobrir se o Monsenhor aceitou o beijo do Anjo da Morte?
Sim, vão descobrir isso. A coisa engraçada do episódio 10, é que metade do elenco morre nesse episódio. Por isso quando o roteiro saiu, todos diziam, “O quê?! Vou morrer já?” Por isso eu tive de fazer muitas chamadas. O episódio 10 é muito bom, dramático… e todas as reviravoltas vão ser respondidas e há muitas acontecimentos interessante porque metade do elenco morre.
A Lana tentou abortar o seu bebé com o cabide. Mas baseado na Mary Eunice, parece que ele ainda está vivo. O Diabo manteve o bebé vivo?
Não. Isto vai ser respondido num futuro episódio. Eu acho que o Diabo sabe tudo, mas também gosta de te enganar. Uma das coisas interessantes na série este ano é que está focado em questões sociais. Mais uma vez, a união da ciência e religião e naquela altura o aborto era ilegal no país. A margarita Drano é uma bebida que as mulheres realmente tomavam. Muitas mulheres tentaram abortar com um cabide e algumas delas morreram e algumas tentativas não foram bem sucedidas. Então é algo que respondemos nos próximos episódios.
Nós testemunhámos o retorno de Pepper e agora ela é… muito inteligente.
É verdade! É uma das coisas que estávamos falando quando estávamos pesquisando todas essas histórias malucas de abduções alienígenas. Muitas pessoas que afirmam que isso aconteceu, alegam que foram devolvidos com habilidades adicionais, algum tipo estranho de criatividade iluminada ou inteligência elevada. Então, é essa a ideia com Pepper. Ela começou como uma cabeça de alfinete e voltou como Gandhi. Além disso, Pepper, vamos ser claros, é puro deleite cómico e contratamos uma atriz que poderia interpretar as duas coisas. Pepper tem um monólogo muito longo no episódio 10, onde ela fala sobre a situação dos portadores de deficiência na nossa cultura e quantos foram enquadrados por crimes, o que é verdade e muitos foram trancados. Pessoas que foram simplesmente colocados em instituições naquela época. Teria sido divertido se Pepper voltasse e continuasse igual, mas eu queria que ela tivesse uma palavra a dizer e uma voz. E a história toda é tão estranha que eu acho que muitas pessoas vão dizer: “Espere, será isto um sonho?” E eu acho que isso é uma teoria interessante.
Você não vai dizer se é ou não?
Não.
Grace ou alguém parecida com Grace voltou. Será que vamos vê-la dar à luz?
Sim, você vai ver isso.
É um bebé alienígena?
Bem, isso é no episódio 10. Não, eu só vou dizer agora que não é um bebé alien. Eu acho que é muito “Alien”. O que eu estava interessado era da ideia da Eugenia. Isso é outra coisa muito louco quando você pesquisa essas pessoas que foram sequestrados nos anos 50 e 60. Algumas das mulheres que dizem que foram levadas já grávidas, dizem que quando voltaram e sua gravidez tinha sido movida alguns meses, como se fossem de algum tempo contínuo estranho.
Eu adoro a forma como nos momentos finais Lana e Jude formam uma nova aliança, como as duas senhoras injustamente presas.
Sim, isso é interessante. É também algo que Kit e Lana têm que lidar agora que chegamos ao fim, que é, como você recupera disso? E a única maneira que você realmente consegue é fazer algum tipo de perdão. Será que eles perdoam Jude ou não?
Qual é o nome do episódio 10, a ser exibido a 2 de Janeiro?
O episódio 10 é chamado de “The Game Name”. Nós avançamos para 1965. Há um grande número musical que dura mais ou menos dois minutos e meio que eu amo. Houve em 1950, uma musica popular de Shirley Ellis chamada “The Game Name” e Jessica Lange canta essa música com todos pacientes. Eu comecei agora a editar essa cena. E também digo que grande número desses personagens morrem e têm as suas história resolvidas no episódio 10 à medida que avançamos para o final. Então, é em episódio dramático, divertido, suculento que também é cheio de muitas surpresas. Há o número musical, há a explicação de Pepper. Todas as perguntas do episódio 9 são respondidas. É muito bom. É muito divertido.
Confira a promocional do próximo episódio de American Horror Story que volta no dia 2 de janeiro: