4 de fev. de 2013

The Following: A mente perversa de um assassino



“O FBI estima que atualmente existam 300 assassinos em série ativos nos Estados Unidos. O que aconteceria se esses assassinos tivessem um modo de se comunicar e se conectar uns com os outros? E se eles fossem capazes de trabalhar em conjunto e formar alianças enquanto deixam um rastro de sangue em todo o país? E se um homem brilhante e carismático, porém um psicótico assassino fosse capaz de uni-los e de formar um culto de assassinos que seguem seu comando?”
A sinopse desperta interesse, porém, o que me fez querer assistir a série (de verdade) foi uma frase que sintetiza bem a história: "Uma mente. Vários assassinos". Considerada um thriller psicológico, 'The Following' tem narrativa envolvente e um sequência de acontecimentos bem dinâmica. Como característica desse gênero, a série tem algumas viagens no tempo e mostra o passado das personagens. O passado? Sim! Vou explicar:
Em 2003, Ryan Hardy (Kevin Bacon), agente do FBI, investigou Joe Carroll (James Purefoy), um charmoso professor universitário de literatura que tem obsessão pelos contos macabros de Edgar Allan Poe. Após 18 meses, Ryan consegue capturar o serial killer antes que ele matasse sua última vítima, Sarah Fuller (Maggie Grace). Mesmo obtendo sucesso, ele fora atingido e passou a carregar um marca-passo, além de se tornar alcoólatra e ter sido afastado do FBI. Dez anos depois, Carroll consegue fugir da prisão dias antes de ser executado, para terminar o que começou. O ex-agente é chamado de volta ao caso, atua como consultor dessa vez e é aí que entram as viagens no tempo para mostrar o que aconteceu antes, durante e depois da prisão do serial killer.
Um dos pontos mais interessantes com relação a personagens é que, em 'The Following', o mocinho não é um super agente do FBI e tem sua humanidade bem evidente, ou seja, vai na contramão do estereótipo de protagonista que sempre se dá bem no final. Isso torna a história mais real e faz com que o telespectador viva as emoções junto à Ryan.
Os atores que complementam o elenco são Natalie Zea (Claire Matthews, ex-esposa de Carroll), Shawn Ashmore (Mike Weston, jovem agente do FBI que se inspira em Ryan), Nico Tortorella (Will Wilson), Valorie Curry (Denise), Adan Canto (Billy Thomas), Kyle Catlett (Joey Matthews) e Annie Parisse (Debra Parker).
Após uma campanha de divulgação "pesada", o primeiro episódio, exibido no dia 21 de janeiro pela FOX, ultrapassou a marca de 10 milhões de espectadores nos EUA!
Bom, chega de histórias né? Vamos ao trailer e um video promo:


Particularmente, viciei nessa série quase que instantaneamente e já vi o primeiro episódio algumas vezes. Alguns sustos, apreensão, alívio, raiva e muitos outros sentimentos compõe 'The Following'. Fica aí minha indicação do ano!
A série é exibida às segundas pelo canal Fox (EUA) e será exibida pela Warner (Brasil) à partir do dia 21 de fevereiro (quinta-feira) às 22:45 hrs.