7 de abr. de 2013

Arrested Development: do cancelamento para a atualidade, veja porque você tem que assistir.



Se me pedissem uma indicação de uma boa e inteligente serie de comedia, com certeza eu falaria Arrested Development!

Imaginem uma turma de atores de peso reunidos em uma comedia sobre uma família disfuncional. Essa descrição até parece clichê e fácil, mas calma, não é aquela serie típica sobre uma família atrapalhada que se amam, são unidos e nos ensinam lições de vida do qual estamos acostumados. Arrested Development é sobre uma família bizarra, desunida e que não medem esforços para provarem que não estão juntos por livre e espontânea vontade.

A historia é sobre Michael Bluth (Jason Bateman), um viúvo e o certinho da familia que depois que seu pai (Jeffery Tambor) é preso e os bens da família congelados, é obrigado a assumir a empresa construtora Bluth e ter que manter todos juntos para tentar salvar o patrimônio da família.

Assim Michael e seu filho de 13 anos George Michael (Michael Cera) vão morar em uma casa modelo da empresa com sua irmã gêmea Lindsay (Portia DeRossi – sim, a mulher da Ellen DeGeneres) que como única ocupação é gastar dinheiro, sua filha de 13 anos Maeby (Alia Shawkat), e seu marido Tobias (David Cross), que perdeu sua licença médica e quer seguir a carreira de ator. A mãe esnobe de Michael, Lucille (Jessica Walters) sem dinheiro, tenta se manter em sua cobertura que mora com o filho mais novo, Buster (Tony Hale) criado como uma criança. A família se completa com Gob (Will Arnett), o irmão mais velho de Michael, um fracassado mágico e que ninguém [inclusive a familia] sabe onde realmente mora. Todos eles tentando viver no novo status financeiro da família, mas que não fazem a menor idéia de como lidar com a recente perda de dinheiro.

A serie é narrada de forma onisciente por Ron Howard (também um dos produtores) e se diferencia pela sua importância e presença como qualquer outro personagem, alias muitas das grandes piadas que ocorrem nos capítulos deve-se a ele. Flashbacks da família e fotografias auxiliam a narração de Howard a medida que a historia é contada

Alem dos personagens principais a serie tinha sempre ótimas participações especiais, o que falar do advogado da família (Henry Winkler)? Risadas garantidas todas as vezes que aparecia em cena. Ben Stiller, Charlize Theron, Amy Poehler e Julia Louis-Dreyfus são exemplo memoráveis de ótimas participações.

Uma das melhores sacadas da serie era que no final de cada episodio, "On the next Arrested Developmentmostravam cenas que eram sugeridas para o próximo episodio, só que não adianta coçar a cabeça e procurar essas cenas no episodio seguinte porque na verdade não era mais que uma piada da serie e funcionava como um epilogo para alguns plots.

Arrested Development foi indicada 22 vezes para o Emy [seis vitorias] e 3 vezes para o Globo de Ouro [uma vitoria] e é considerada por muitos uma das melhores series de comedia até hoje. Então porque ela foi cancelada tão prematuramente com apenas três temporadas e 53 episódios? O principal motivo deve-se ao grande numero de piadas internas e inteligentes demais. A serie usava em seu texto temas atuais como política, economia, musica televisão e citava muitas vezes outras series, mas a maestria e genialidade de Arrested Development deve-se em como ela se auto-citava. Basicamente não adiantava ver qualquer episodio aleatoriamente e esperar entender e rir da serie, o que resultou na dificuldade de conseguir novos telespectadores.

A impressão que passa no decorrer nos episódios é que os roteiristas se preocuparam mais em usar referencias antigas e na continuidade das piadas, se tornando assim uma serie recompensadora para os fãs que acompanhavam fielmente. Porem infelizmente o que a consagrou causou o seu fim.

Uma curiosidade sobre a serie também é o nome, “arrested development” que é um termo usado para uma pessoa que está psicologicamente “preso” em um ponto de seu desenvolvimento, um “desenvolvimento interrompido” descrição impecável de todos os membros da família Bluth.

A boa noticia é que esse ano, no dia 26 de maio a serie está de volta para sua quarta temporada com 15 episódios pela Netflix (apenas na internet). Quão sensacional é uma serie voltar sete anos após seu cancelamento? Eu estou pulando de alegria a meses. Sem muitos spoilers e poucas fotos de gravações, a serie esta de volta e esperamos um retorno com o mesmo nível que nos foi apresentado anteriormente. Michael Cera (lembram dele em Juno?) já disse que a quarta temporada será sua favorita!

Quando comecei minha maratona a única coisa que pensava era “por que não assisti essa maravilha antes?” e quando terminei agradeci pelos novos episódios que estão por vir, porque chega a ser cruel ter a família Bluth apenas por 53 episódios.

Arrested Development além de ser deliciosa de assistir, é obrigatório para quem busca uma serie de comedia de qualidade.