24 de abr. de 2013

Doctor Who: Review 7x09 - Hide


De longe, meu episodio favorito de Doctor Who desde a quinta temporada!

Pra quem me conhece sabe o absurdo de pessoa que eu sou com filmes de suspense e terror.  Simplesmente não consigo assumir uma postura de “é tudo de mentira”, eu sei que é de mentira, mas não me impede de surtar com essas coisas. Logo, o fato de eu, em plena luz do dia, vale ressaltar, ter tido mini ataques do coração nesse episodio era o esperado, mas valeu a pena, tudo sensacional.

Caçar fantasmas me proporcionou vinte minutos de pânico. Claro que já esperava que no final tudo iria mudar para um assunto loucão de ficção cientifica e criaturas estranhas e Doctor Who stuffs mas até o momento, a serie conseguiu cumprir seu papel de suspense comum bem macabro.

O mistério começa com um fantasma que assombra um cassarão a mais de 400 anos. Nisso conhecemos Alec Palmer e Emma Grayling. Confesso que cheguei a procurar realmente se eles eram personagens fictícios da serie ou realmente existiram, todo episodio é uma convicção tão grande que nunca sei, e queria que eles tivessem existido, já iria fazer uma pesquisa completa por causa dessas coisas de fantasmas, mas eles são realmente fictícios. Alec um professor e caçador de fantasma tem Emma como assistente por ser uma sensitiva. 

Com a ajuda de Clara e Doctor, percebem então que o fantasma, depois de algumas aparições de susto e varias fotos, está sempre exatamente na mesma posição e com uma observação aqui e ali Doctor já começa a juntar as peças e vai fazer uma longa viagem no tempo com sua Tardis, presenciando do nascimento a morte da Terra. O ápice então deve ao choque de Clara. Ela claramente não reagiu bem aquilo, e se deu uma pequena discussão de o que as companions realmente significam para o Doctor? Seriam todos apenas fantasmas para ele?

Depois dessa viagem o episodio muda de foco para universo paralelo, universo de bolso, buraco da minhoca, e já fomos levados quase para Fringe, ou mesmo para as lembranças de Rose e Doctor. Adoro esses assuntos, então achei a mudança do roteiro de suspense/terror para outros universos sensacional! E mais sensacional ainda a explicação da então agora viajante do tempo ex fantasma estar sempre na mesma posição é que no universo onde ela está, segundos se passam enquanto aqui, passam milhares e milhares de anos e que a conexão de Emma com a moça cosplay de Martha, é porque elas são na verdade parentes!

Eis então que Doctor usa de seus dons de Doctor para aumentar os “poderes” psíquicos de Emma para abrir o então buraco da minhoca e resgatar a fantasminha viajante do tempo. Ótima passagem de cenas, principalmente com Clara depois de uma discussão com a Tardis com direito a "você realmente é uma vaca", ganha a confiança da bluebox e ajuda mais uma vez a salvar o dia. Doctor por sua vez descobre que além da moça perdida existe um monstro por ali também, e quando quase tudo está resolvido, descobre que o monstro estava apenas atrás de sua amada parceira, vivendo em nosso universo, não era uma historia de terror afinal, era apenas uma historia de amor! Então foi aquilo que segurou a mão de Clara, pronto, todos os mistérios devidamente solucionados!

Ou quase todos. Quando o episodio começou meu primeiro pensamento foi “mas Clara e Doctor foram parar ai nessa casa sabendo do fantasma do nada?”, sempre tem um motivo para as viagem certo? Ou Doctor vai para algum lugar sem querer, como aconteceu no episodio anterior, ou nos mostra logo no começo o motivo dele ter escolhido tal lugar. Só que nesse isso não aconteceu e já comecei a ficar incomodada, porém como Doctor Who nunca faz nada sem um motivo, graças, ficamos sabendo porque Doctor foi parar exatamente naquele lugar, foi por causa de Emma, e esperando que ela usasse seus poderes sensitivos e descobrisse qual o mistério de Clara. Só que não foi dessa vez, e Emma diz que Clarinha é apenas uma menina normal. E a quenga da Emma além de não ter ajudado em nada o Doctor com esse mistério, ainda foi falar para a menina Clara que oi, Doctor não é confiável, não abra suas asinhas para o moço de gravata borboleta, ele não é uma boa pessoa. Viu Doctor, ninguém mandou ir atrás de parente de Martha Jones que usa uma roupa cafona de viajante do espaço.

COMO ASSIM NÃO CONFIAR NO DOCTOR? Já comecei a me sacudir de ansiedade querendo saber o motivo dessa cena e o que vai dar. E é com esses pequenos momentos que aparecem quase despercebidos que a serie vai armando mais incógnitas para os personagens, e como é Doctor Who, nada é em vão, espero que esse circo pegue fogo bem rápido porque minha ansiedade não está mais se aguentando.

Ps: assumindo minha leiguice  alguém poderia fazer a gentileza de me explicar exatamente a diferença entre universo de bolso e universo paralelo?