A BBC anunciou hoje que Matt Smith deixará Doctor Who após o episódio especial de 50 anos da série e o especial de Natal. Interpretando Doctor por três temporadas desde 2010, vimos o programa virar verdadeiramente global e ser o primeiro ator a interpretar o personagem, ser nomeado para BAFTA.
Essa declaração do ator deixou muitos fãs confusos, já que o mesmo já havia dito que continuaria para uma oitava e ultima temporada. Importante ressaltar que ao que tudo indica Steven Moffat continuará como showrunner da série, que sofria especulações de que sairia logo. Abaixo consta a nota que o ator e Moffat deram sobre o fim.
Matt Smith diz:. "Doctor Who tem sido a experiência mais brilhante para mim como ator e pessoa, e que em grande parte se deve ao elenco, equipe e fãs da série que eu sou incrivelmente grato a todos que trabalharam incansavelmente todos os dias, para realizar todos os elementos do show e entregar Doctor Who para o público. Muitos deles tornaram-se bons amigos e eu estou muito orgulhoso do que temos conseguido ao longo dos últimos quatro anos.
Tendo Steven Moffat como showrunner escrevendo esses episódio engraçados e brilhantes tem sido um dos maiores e mais gratificantes desafios da minha carreira. Tem sido um privilégio e um prazer trabalhar com Steven, ele é um bom amigo e vai continuar a moldar um mundo brilhante para o Doctor.
Os fãs de Doctor Who em todo o mundo são diferentes uns dos outros, únicos, como se vestem, uns gritam mais alto, sabem mais sobre a história do show (e espetacularmente mais sobre o futuro do show) de uma forma que eu nunca vi antes, a dedicação é verdadeiramente notável. Obrigado muito por apoiar minha encarnação do Senhor do Tempo, eleven, mas ainda tenho algo a acrescentar então estou de volta para o 50 º aniversário e o especial de Natal!
Tem sido uma honra participar, seguir o legado de atores brilhantes, e dirigir a TARDIS com "the ginger, the nose and the impossible one". Mas quando eu tenho que ir, eu tenho que ir para Trenzalore. Obrigado a todos vocês. Matt. "
Steven Moffat, principal escritor e produtor executivo, diz: "Todos os dias, em cada episódio, a cada conjunto, Matt Smith me surpreendeu: a maneira como ele mudaria uma fala, ou gira seus calcanhares, ou faz algo engraçado, ou do nada me faz chorar, eu nunca sabia o que estava por vir. O Doctor pode ser palhaço e herói, muitas vezes, ao mesmo tempo, e Matt subiu para ambos os desafios magnificamente. E ainda melhor do que isso, dadas as pressões deste espetáculo extraordinário, ele é uma das pessoas mais agradáveis e mais empenhadas que eu já tive o privilégio de conhecer. Tudo o que joguei em cima dele -. às vezes literalmente - o seu comportamento sempre foi digno do Doctor.
Mas grandes atores sempre sabem quando é hora de acabar, de modo que este Natal, podem se preparar para os seus corações ficarem quebrados, para dizemos adeus ao eleven. Obrigado Matt - gravatas borboletas nunca foram legais.
É claro, este não é o fim da história, porque agora a pesquisa começa. Em algum lugar lá fora agora - sem saber - é alguém que está prestes a tornar-se o Doutor. A vida vai mudar, e Doctor Who vai nascer mais uma vez! Depois de 50 anos, que ainda é tão emocionante! "
Tendo estrelado ao lado de três companions diferentes, Amy Pond (Karen Gillan), Rory Williams (Arthur Darvill) e, mais recentemente Clara Oswald (Jenna Coleman), Doctor Matt lutou contra Daleks e Cybermen, bem como Weeping Angels em New York. Regularmente ouvimos gritando 'run' e 'Geronimo', Matt foi introduzido a uma nova combinação de culinária - peixe empanado e creme!
A saída espetacular de Matt ainda está para ser revelado e será mantido rigorosamente em segredo. Ele voltará a BBC One telas no episódio do 50 º aniversário imperdível no sábado 23 de novembro de 2013 - Sintonize!
Apesar de muita gente falar que já estava na hora de trocar de Doctor, eu estou muito triste. Matt Smith é meu Doctor e ator favorito e estava certa que ele iria fazer a oitava temporada depois de suas declarações. Sem contar que a química do Doctor com sua nova companion Clara estava sendo ótima, esperava um pouco mais de interação. Mas como despedidas em Doctor Who são inevitáveis não posso desejar nada mais que excelentes episódios finais e que Matt continue bem em sua carreira para podermos vê-lo sempre!