17 de jun. de 2015

Review da 3ª temporada de Orange is the new black!


Após terminar o 13º episódio, fiquei com a sensação que essa foi uma temporada filler, sem grandes acontecimentos e sem um plot central, mas OITNB é OITNB e não tem como se tornar uma série chata.


Acho que o ponto alto dessa temporada foi o foco em personagens secundários que ainda não tinham sido explorados, e não é que cada uma das detentas tem uma história muito interessante antes de serem presas? Gostei muito da história da Norma, da viciada amish e também da Pennsatucky. Foram três personagens que tiverem bastante destaque e acabaram desenvolvendo os melhores plots dentro de Litchfield.

Norma, que sempre foi vista como a mudinha escrava da Red, acabou virando uma Guru para outras detentas. E o tanto que eu amei ela se impondo a Red pela primeira vez? #yougoNorma 

Já Pennsatucky teve um dos melhores desenvolvimentos da série. De uma personagem extremamente odiada, ela conseguiu nos mostrar que estava amadurecendo (a cena do funeral dos seus filhos abortados foi fofa vai), ficou amiga da Boo, parou de encher o saco das outras presas, então não teve como não simpatizar com ela. Seu plot com aquele guarda nojento foi muito triste, pois vimos que mesmo tentando se tornar uma pessoa “melhor” ela ainda não conseguiu se impor aos homens e continua nesse ciclo auto destrutivo.

Amizade improvável, mas que deu super certo!
A protagonista ficou bem apagada nesta temporada, tirando o Mercado ilegal das calcinhas usadas (hahaha não consigo ler isso sem dar risada) e seu triângulo amoroso (que acabou antes do que eu esperava), não tivemos muito da Chapman. Somente duas cenas da personagem foram impactantes, seu discurso para recrutar novas funcionárias e quando arma para a Stella ser transferiada para a prisão de segurança maxima, provando que a prisão já está mudando a Piper.

Um dos meus plots favoritos foi o livro pôrno da Crazy eyes (amei muito as outras presas cobrando ela por novos capítulos, George R. R. Martin mandou um beijo). Descobrimos que ela é virgem e por isso foi muito fofo acompanhar o seu flerte com a Maureen.
Shippando!
Falando das Latinas, a Daya acabou sendo abandonada pelo Benett e ficou dividida entre ficar com o bebê ou dá-lo para a mãe do Mendez. No final, o bebê acaba ficando sob os cuidados do Cesar, namorado traficante de sua mãe, e tivemos uma cena muito tensa no ultimo episódio, quanto este é preso pela polícia e vemos todos as crianças que moravam com ele sendo levadas. Para onde? Não faço ideia, mas acredito que seja o gancho para a volta do Benett.

Sophia e Gloria acabaram se desentendendo por causa de seus filhos, a primeira achando que o filho da Gloria era uma má influência para o dela e não queria que os dois se tornassem amigos. Foi horrível a cena em que Sophia é atacada em seu salão, por causa de uma mentira espalhada pelas Latinas e foi muito difícil também vê-la sendo levada injustamente para a solitária. Gostei de como a série retratou o preconceito que uma trans sofre dentro de uma prisão, que já é um ambiente extremamente hostil.
Sophia indo pra solitária! Morri de dó!
Nicky também foi outra personagem que não se deu bem. Logo no começo da temporada, ela se ferrou por causa das drogas que escondia e foi parar na prisão de segurança máxima. Red teve um quase-romance com o Healy e com a ajuda do mesmo, conseguiu voltar para o comando da cozinha. Morello (a melhor stalker de todos os tempos) se envolveu com um dos seus admiradores e tivemos o primeiro casamento dentro da prisão. Soso estava sofrendo de depressão e tentou se matar ingerindo vários comprimidos que roubou da enfermaria. Graças a ajuda da Poussey, Taystee e Crazy eyes, que esconderam o ocorrido da adiminstração, ela sobreviveu. Senti um clima entre ela e a Poussey e vocês?


Enquanto isso, a prisão foi comprada e Caputo teve que lidar com uma nova administração, novos guardas e novas regras. Ele até tentou se unir aos guardas que estavam infelizes com essas mudanças, mas acabou mudando de lado e aceitou uma promoção. Tivemos uma demissão em massa, o que facilitou aquela cena linda no ultimo episódio. Havia uma falha em uma das grades do pátio e como não haviam guardas para controlar as detentas, durante o conserto, praticamente toda a prisão fugiu pelo buraco para nadar em um lago. Considero esta a cena mais bonita de toda a série, a alegria de todas por estarem desfrutando de um pouco de liberdade foi impagável.

Terminamos a temporada com a chegada de um ônibus trazendo novas presas e não sei se vocês repararam, mas as camas foram substituídas por beliches, será que teremos uma superlotação em Litchfield na 4ª temporada? E vocês o que acharam dessa temporada?

Comentários extras: 

-Flashback do Caputo com a Rosa: <3 A Rosa é citada no primeiro episódio, ela dirigiu a van até um precípicio - R.I.P Rosa
-"Mess with the evil forces, you'll be out like Cedrico Diggory!" hahaha Taystee melhor pessoa!
-Sonho ler o livro da Crazy eyes!
-Quem mais aí acha que a Piper vai se ferrar com o seu comércio ilegal? Sim ou com certeza?
-Ah, e a paranóia da Alex sobre Kubra enviar alguém para matá-la? Em sua última cena, ela se encontrou com um novo guarda que parece ser um dos desses homens. E agora? 
-Pennsatucky sendo substiuída pela Maritza para dirigir a van, pelo jeito o plot do guarda estuprador vai continuar na próxima temporada!